quinta-feira, maio 14, 2015

Crime contra a biodiversidade nas Berlengas!!

Esta foto ilustra o que se está a passar numa Reserva Natural, onde alguém mandou matar efectivos da população relíquia de Rattus rattus (rato-preto), que desde há umas centenas de anos terá chegado à ilha e aí se estabeleceu com sucesso e equilíbrio. Jean Dorst, que foi director do Museu de História Natural de Paris, segundo presidente da Fundação Charles Darwin para as Galápagos, vice-presidente da Comissão de Protecção das espécies ameaçadas da UICN, autor do paradigmático de “Antes que a Natureza Morra”, afirmou que só por esta população a Berlenga merecia ser Reserva Biogenética! Jean Dorst era ornitologista!!!

Não perturba nenhuma população, excepto os invasores humanos que teimam em encher a ilha de lixo. O plano de ordenamento da Berlenga salienta a grande importância científica da população e estudos recentes da SPEA, feitos com o recurso a fotografia activada por movimento, dão para este roedor uma percentagem de responsabilidade no disparo das câmaras de apenas 0,113%, sem que se tenha observado algum acto de predação e com apenas um ovo eventualmente predado. Aliás, a população de Cagarra subiu imenso nos últimos 20 anos!!

Então por que raio se está a matar esta população, ainda por cima com um tóxico proíbido?? Quem autorizou este crime? Quem vai ser responsabilizado por esta matança? Sabem que o tóxico pode entrar na cadeia alimentar? E se um humano for afectado?

Aceitam-se propostas de respostas a estas questões (outras se seguirão....)

2 comentários:

  1. Nao sei porque os meus comentarios sao sempre cortados ?
    Sao indigestos demais ....
    Enfim coisas da minha vida !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel, foi o primeiro comentário que vi. Pode comentar de novo, por favor?

      Eliminar