quinta-feira, julho 28, 2011

A hipocrisia tem limites!!

No boletim municipal de Julho/Agosto da Câmara de Almada, no editorial "...em directo", habitualmente escrito pela senhora presidente da câmara, pode ler-se um texto que para os incautos ilustrará o empenho desta edilidade na conservação da Biodiversidade!

A iniciar o texto, afirma a presidente que "No nosso Concelho, com os seus 70,3 Km2, cerca de 50% são ocupados por áreas naturais e espaços verdes, onde se destaca a Mata Dos Medos que integra a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, uma área florestal equivalente a 25% do total da área do Concelho representando um verdadeiro santuário natural"

Lê-se, a fechar o artigo..."Mas a defesa e protecção da nossa floresta é uma responsabilidade de todos e de cada um de nós. Para além de constituir um recurso natural indispensável à Vida, ela é, também, uma verdadeira jóia com significado potencial para o desenvolvimento do Turismo de Natureza, conforme se refere no encarte especial Turismo junto a este nosso boletim".

A afirmação de que, na opinião da senhora presidente, a Mata dos Medos é uma verdadeira jóia com significado potencial para o desenvolvimento do Turismo de Natureza, deixou-me com o bichinho atrás da orelha; por isso, fui ver o tal encarte e tentar ler nas entrelinhas...

E no tal encarte, lá estava, para quem quiser ler, a referência e o elogio ao Golf, anunciando até um novo campo, com vista oceânica, a construir no médio prazo! Que eu saiba, com vista oceânica, só na mata dos Medos ou em cima da Arriba, pelo que o gato escondido afinal deitou o rabo de fora!

A hipocrisia vai ao ponto de se escrever palavras não sentidas sobre a importância da Mata dos Medos, e ao mesmo tempo projectar-se uma estrada de ligação entre a Costa e a Fonte da Telha, que vai destruir "só" 200 hectares daquela Reserva Botânica, para lá de uma enorme área das Terras da Costa. A classificação da Mata é para mandar às urtigas?

É isto o turismo de natureza, ou melhor, o turismo na natureza que esta presidente advoga, sem consultar os cidadãos, sem respeitar os estatutos de protecção destas áreas, brigando e conseguindo que o anterior governo tenha autorizado a estrada que anteriormente havia chumbado (lembram-se da Via Panorâmica?), mas agora com outro nome.

Chega de hipocrisias e de desbaratar o património natural que é tanto meu como da senhora presidente! Que direito lhe assiste em querer destruir aquilo que presta um imenso serviço de ecossistema aos cidadãos deste País?

Irra, minha senhora. Pare de deitar poeira para os olhos dos Almadenses.