sábado, julho 11, 2015

Providência Cautelar contra a erradicação do rato-preto e do coelho na Berlenga

O Eurodeputado José Inácio Farinha, membro efectivo da Comissão para o Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu, anunciou que o seu partido (Partido da Terra) vai entrar na próxima semana com uma providência cautelar contra as acções do projeto Life+ Berlengas que visam o extermínio do rato-preto, do coelho e a remoção total do chorão. Prometeu ainda levar até às últimas consequências, no Parlamento Europeu, a luta contra este crime ambiental.
Durante o debate, os presentes tiveram oportunidade de, pela voz de vários investigadores, ouvir desmontar as afirmações irresponsáveis e que de científico nada têm do projecto Life+ Berlengas.
Infelizmente, a ausência dos promotores do projecto, principalmente a SPEA (que informou não ir estar presente, enquanto os outros nem se deram a esse trabalho), não permitiu o contraditório.
Assim se perdeu a primeira oportunidade de ouvirmos, perante audiência, jornalistas e de viva voz, o que alegam em sua defesa, já que todos os investigadores bateram forte e feio no projecto (no que aos extermínios respeita).
Quanto aos investigadores presentes, já agora, falamos dos Professores Jorge Paiva, Luís Vicente, Anabela Moreira e António Teixeira, para além de eu próprio como ex-técnico da Reserva Natural das Berlengas com responsabilidades na gestão de populações naturais.

Foi produzido por este grupo e assinado por mais uma dezena de investigadores um documento que desmonta toda a argumentação da SPEA. Sabemos ainda que os verdadeiros gurus da Ornitologia mundial estão indignados e se preparam para emitir as suas posições.