sábado, maio 28, 2011

O Ambiente, esse desconhecido...

Os serviços de Ecossistema de que depende o nosso bem-estar, ou seja, os benefícios que retiramos de Ecossistemas saudáveis, pela importância de que se revestem para a sobrevivência do Homem na Terra, deveriam merecer da parte dos partidos políticos uma atenção especial e ocupar um lugar de destaque nos seus programas eleitorais.

Como até ao momento ainda não ouvi uma única palavra dos candidatos sobre as questões de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, nem tão pouco dos jornalistas (!?), fui dar uma vista de olhos pelos sites dos 3 principais partidos, para ver o que diziam os respectivos programas...

... e fiquei convencido que de facto, o meio ambiente e a biodiversidade foram mandados às urtigas por todos!! Menos de 2 páginas no programa do PS e apenas lugares comuns, coisas dispersas no programa do PSD, e no do CDS... bem, não consegui encontrar o programa do CDS no seu site, o que me entristeceu, pois nutro alguma simpatia pelo discurso do Paulo Portas.

Admito que foi uma pesquisa rápida, mas não é suposto o programa "saltar" logo à vista??

Que o PS deixou cair a bandeira da conservação da natureza, já o sabia desde há muito, dado o esvaziar do ICN, hoje B... (dantes havia um A!).

As Áreas Protegidas estão abandonadas, sem vigilância que se veja, em especial aos fins de semana, os atentados à Conservação são cada vez mais e ficam impunes, deixam-se extinguir espécies sem que se tomem medidas, permite-se que verdadeiros santuários da Natureza sejam "geridos" pelas Câmaras, que da poda nada sabem - Berlengas será o caso mais flagrante, com aumentos "estudados" da capacidade de carga da Reserva, legalizando assim o excesso de pessoas que irregularmente são transportadas para a Ilha por um número anormal de empresas marítimo-turísticas, que se licenciaram sem que houvesse condições para tal!

Mas que os outros partidos também pouco ou nada, sobre esta matéria, inscrevam nas suas intenções governativas, admira-me. Porque assim, estamos a hipotecar o nosso futuro. Não investir na Biodiversidade é o maior erro que estamos a cometer. Por ignorância ou por estupidez, tanto se me dá. Só espero que um dia os responsáveis paguem pelo que estão a fazer hoje

quinta-feira, maio 26, 2011

Reciclar ou reaproveitar?

A Casa da Cerca, em Almada, está a pedir cápsulas de café nespresso, daquelas que teimamos em consumir (eu incluído, infelizmente) e que são um enorme problema para o ambiente.

Dizem que serão recicladas num "projecto artístico" que acontecerá a 18 de Junho, na festa do aniversário do Jardim Botânico...

De louvar, apesar de um senão... Reciclar??? Não será reaproveitar? para mim até deveria ser apenas aproveitar, já que o destino será bem diferente do inicial...

Apesar deste erro evidente, aproveitem e entreguem-lhes as cápsulas. Sempre é preferível a terem o Malkovich à perna

domingo, maio 22, 2011

Barbaridades na selva

Não é meu hábito ver os programas ditos reais, mas por acaso espreitei hoje a TVI, canal que se não me seduzia muito pelo tipo de programação que tem, agora é mesmo para banir.
Será necessário mostrar a brutalidade que é sacrificar animais para um jogo estúpido cujo objectivo é ganhar dinheiro à conta do pagode menos educado?
Chamam a isto televisão?? Não há quem supervisione isto??

Senhores da TVI, estão a chocar pessoas com brutalidade desnecessária!! Já não basta violentarem os incautos com a figura aberrante que dá pelo nome de Castelo, agora também é necessário violência gratuita?

Gaita, que é demais!