quarta-feira, abril 08, 2015

De novo os ratos (e não só...) da Berlenga!


https://www.facebook.com/luis.vicente.5602/posts/10152752520198837

...recordo-me que ele, Jean Dorst, dizia aquando da classificação da Berlenga como Reserva Biogenética do Conselho da Europa, que a sua população de rato-preto, só por si, justificava essa classificação. Luís Vicente



Parece que de novo a sanha "vingadora"se voltou contra os simpáticos ratos da Berlenga, de seu nome Rattus rattus mas conhecido por Rato-preto. Conta a história que se instalou na ilha há centenas de anos e por lá ficou por conseguir sobreviver com pouca água doce, ao contrário do seu primo Rattus norvegicus, mais conhecido pela Ratazana-do-esgoto.
E porquê esta vontade de destruir este bichinho que faz parte integrante do ecossistema insular, com um papel, seguramente, definido e cujo crime é apenas... existir? Pois parece que incomoda os campistas, aqueles que estão lá em número muito superior ao legal, que deixam comida ao seu alcance e que acham que têm mais direitos que os outros...animais!

Claro que haverá quem diga que o rato é prejudicial à biodiversidade insular, que é igual ao do continente, que pode transmitir doenças... mas fazem-no sem qualquer suporte científico, sem suporte legal, ignorando a importância natural deste ecossistema, agredido estupidamente em nome de "lucros" financeiros (e não só, digo eu) e supostos direitos humanos que serão mais importantes que os da biodiversidade.
Para esses, apenas digo que não sabem fazer contas: sem biodiversidade não há valor de paisagem e vão perder a galinha dos ovos de ouro. E digo mais: vão estudar biologia, já que o projecto que prevê o "controle" de espécies "invasoras predadoras" (!!!!) deveria ser baseado em suporte científico. Haja paciência para ler tamanhos disparates como este das "invasoras predadoras".

Deixo-vos com as palavras de quem mais sabe sobre este ecossistema, o Professor Doutor Luís Vicente, Biólogo, que, tal como eu, ficou estupefacto com este projecto "Life Berlengas", que de life pouco tem...

"E DEPOIS DOS BALÕES... OS RATOS...
Não chega lançar balões em defesa do ambiente... agora parece que anda por aí um bando de meninos ignorantes faustosamente subsidiados por outro bando de eurocratas sem cultura que se propõe eliminar a população-relíquia de rato-preto das Berlengas (atenção, não é a ratazana dos esgotos das nossas cidades). Uma população-relíquia!!!
Recordo-me que o Prof. Jean Dorst (pioneiro das lutas de conservação da natureza, director do Museu de História Natural de Paris, segundo presidente da Fundação Charles Darwin para as Galápagos, vice-presidente da Comissão de Protecção das espécies ameaçadas da UICN, autor do paradigmático “Antes que a Natureza Morra”), recordo-me que ele, Jean Dorst, dizia aquando da classificação da Berlenga como Reserva Biogenética do Conselho da Europa, que a sua população de rato-preto, só por si, justificava essa classificação.
Continuem meninos, continuem a proteger a natureza, lancem balões e exterminem populações naturais.
Ah, e não se esqueçam, já que estão agora nas Berlengas, acabem com outra população relíquia, a dos coelhos protegidos por carta régia de D. Afonso V em 1465.
Viva a ignorantocracia...