quinta-feira, dezembro 31, 2009

U.G.I´s - ou como enganar o povinho...

As 3 letrinhas significam "urbanização de génese ilegal", ou seja, uma forma bem cínica de dar corpo e protecção jurídico-legal a um montão de aberrações que por esse país proliferam.
Em vez de termos a coragem de deitar abaixo e repor assim a legalidade, admitimos que existam casas sem que alguma vez um arquitecto ou engenheiro tivessem opinado sobre o assunto.

E sabem que mais? As seguradoras até fazem seguros a essas casas e a EDP e a PT colocam lá os seus produtos, mesmo ainda antes de o processo de "legalização" estar concluído.

Mas isto a propósito de quê? Eu explico: UGI é, para mim, toda a construção que surja em locais onde o bom censo o proíbe, quer por questões de vocação do terreno quer por questões de segurança.

Perante esta premissa, as coisas são claras: quando ouço nas notícias que o estado vai pagar, com o dinheiro dos meus impostos, os estragos que as intempéries causaram em casas que não deviam estar onde estão, porque alguém foi subornado ou porque não foram seguidas as mais elementares regras de urbanismo, ou porque para ser "legal" neste país, uma casa "só" tem de possuir um documento que o diga.... apetece-me partir a cara a alguém!

Bom Ano Novo (duvido..)