quarta-feira, agosto 11, 2010

Abate indiscriminado de uma população relíquia de Rattus rattus


Já tenho escrito que o Homem, único ser inteligente na Terra, prima por usar os neurónios da maneira mais estúpida possível!
A Reserva Natural das Berlengas é disto um exemplo: em poucos anos, deixámos extinguir um réptil único, por não cumprimento de programas acordados com investigadores e sem que se levantasse um dedo para tentar salvar a população de Timon lepidus. Entretanto, dão-se reformas chorudas e enterra-se o dinheiro dos contribuintes em bancos.
O coberto vegetal da Berlenga, de rara sensibilidade e enorme valor conservacionista, está de tal forma debilitado devido ao excesso de gaivotas que nitrificam os solos com os seus dejectos, que é uma pálida imagem do que foi há 15 anos! Contudo, insiste-se de forma pouco inteligente em nada fazer para reduzir o número de efectivos adultos na ilha, optando-se por medidas populistas de pseudo-controle de ovos!
E agora, se isso não bastasse, dizima-se a população de Rato-preto, uma população relíquia ainda mal estudada, de enorme valor conservacionista, que não oferece qualquer perigo para a população humana e que até podia constituir uma mais-valia num eco-turismo inteligente! Assim mesmo, sem estudos nem avaliações e sem pensar nas consequências da introdução na cadeia alimentar de veneno anticoagulante, proibido pelo Anexo IV da Convenção de Berna (estamos a falar de uma população natural) e que causa uma morte lenta por hemorragias aos animais.
E já agora, desde quando é que a Câmara Municipal de Peniche se substitui ao ICNB na gestão de populações naturais?

E depois admiram-se de a Candidatura a Reserva da Biosfera ter sido reprovada...

Sem comentários:

Enviar um comentário